Notícias

10 de novembro de 2013

Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba, é autor de mais de 200 músicas populares e eruditas. Além de ser o maior compositor de frevos da música popular brasileira, criou valsas, sambas, maracatus, choros, polcas, guarânias, baiões, toadas, modas, etc. Mesmo assim, ainda é conhecido, pela maioria das pessoas, como um compositor de frevos e canções carnavalescas.

Desde outubro, diversos artistas estão participando das gravações do CD Capiba, Elas e Outras Canções, no Fábrica Estúdios, sob o comando do produtor Zé Guilherme e do diretor Marco Cesar, profissionais de gerações distintas que se unem para apresentar um Capiba menos conhecido. Com produção da Discos Legais e incentivo do Funcultura, o CD terá 10 faixas interpretadas pelas cantoras: Fernanda Cabral (PB), Nana (BA), Juçara Marçal (SP) e as pernambucanas Alessandra Leão, Ylana Queiroga, Solis, Cláudia Beija, Karynna Spinelli, Rogéria e Vanessa Oliveira.

De acordo com a produtora executiva Paloma Granjeiro, “o álbum vai apresentar um Capiba distante do clima carnavalesco que inspirou boa arte de sua obra. Será um disco com composições que foram gravadas poucas vezes, rearranjadas por nomes como Ivan do Espírito Santo, Yuri Queiroga, Juliano Holanda, Hugo Linns e Caçapa”.  A seleção do repertório, que contou com a consultoria do escritor e pesquisador Renato Phaelante, inclui músicas como Começo de Vida, Dia Cheio de Ogum, Campina Cidade Rainha, entre outras. A previsão dos realizadores é lançar o álbum no primeiro semestre de 2014.

Na foto de Luciano Valença/Fábrica Estúdios: Christiano Lemgruber, Hugo Linns, Yuri Queiroga, Paloma Granjeiro, Zé Guilherme e Ylana Queiroga.