Notícias

Mundo Livre SA - Foto Duda Lopes 28 de março de 2014

Mais um lote com 5 nomes acaba de ser postado na catalogação de artistas/grupos da música contemporânea pernambucana. Entre eles, uma das principais bandas do Movimento Mangue, a Mundo Livre S/A que, ao lado de Chico Science e Nação Zumbi, revolucionou o mercado da música local, nos anos 1990. Toda a discografia da banda está listada em sua página.

Outros dois nomes importantes deste lote são o Maracatu Nação Pernambuco e Maciel Salú. O primeiro, tem um papel fundamental na valorização das tradições populares do Estado, movimento iniciado também nos anos 1990. Inclusive, era um dos grupos admirados por Chico Science na época que o malungo criou a Nação Zumbi.

O segundo, o rabequeiro, compositor, cantor e mestre de maracatu, Maciel Salú, pertence a uma das famílias mais importantes quando o assunto é tradição e cultura popular pernambucanas: os Salustianos. Liderada por muitos anos pelo saudoso Mestre Salustiano, é uma família de artistas e brincantes que até os dias atuais continua lançando talentos ligados à música e à dança populares no mercado local.

Fechando este lote de nomes expressivos ligados ao universo da música independente, o violinista Sérgio Ferraz e a banda Volver. Somando 94 nomes até o momento, o site Sons de Pernambuco está se aproximando do final da primeira etapa que prevê 100 nomes catalogados. A próxima postagem trará os 6 últimos artistas/grupos.

Foto: Mundo Livre S/A – Duda Lopes.