Notícias

Ticuqueiros - José de Holanda 19 de abril de 2014

Na semana passada, foram criadas as últimas 6 páginas que faltavam para completar os 100 artistas/grupos catalogados nesta primeira etapa do site Sons de Pernambuco. A pesquisa começou em janeiro de 2013 mas, o site só foi inaugurado em novembro com a catalogação bio-músico-fonográfica de 79 nomes importantes da música contemporânea. Não foi fácil criar este catálogo virtual com as informações que estão disponibilizadas.

Discos fora de catálogo que, em alguns casos, nem o próprio artista possuía; material enviado incompleto e falta de interesse por parte de alguns dos catalogados foram espinhos que os curadores/pesquisadores encontraram pelo caminho. Porém, o empenho e a vontade de criar o maior panorama virtual da música independente de Pernambuco foram mais fortes e conseguiram se sobrepor aos acúleos da caminhada.

Entre estes 6 últimos nomes, estão duas importantes orquestras de frevo do Estado: SpokFrevo Orquestra e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério. Ambas foram criadas por dois jovens maestros que contradizem a teoria, que de vez em quando ressuscita: “o frevo morreu” ou “o frevo precisa de renovação”. As duas orquestras executam frevos clássicos e novas composições em seus shows sem perder o vínculo com a contemporaneidade.

Outros 2 nomes que passaram a integrar o catálogo são oriundos do interior de Pernambuco: Samba de Véio da Ilha do Massangano, de Petrolina e Ticuqueiros, de Nazaré da Mata. Este último, coincidentemente na mesma semana que entrou para a catalogação também foi indicado para o 25º Prêmio da Música Brasileira, na categoria Melhor Grupo Regional. O Samba de Véio dispensa apresentações! É um dos grupos da tradição oral mais importantes da cultura sertaneja. Lançou dois álbuns e realiza apresentações dentro e fora do Estado com frequência.

Fechando a lista, mas não menos importante, Zeh Rocha. Cantor, músico e um dos autores mais significativos de sua geração, possui músicas gravadas por Lenine, Elba Ramalho, Boca Livre, Geraldo Maia, Maciel Melo, entre diversos outros nomes da música brasileira. O GUIA também recebeu algumas atualizações e a GALERIA chegou a 150 reproduções de peças gráficas sobre a música pernambucana. Ponto para Pernambuco!

Foto: Ticuqueiros – José de Holanda.