Notícias

Mojav Duo - Foto de Lia Beltrão 22 de março de 2014

Dando continuidade a matérias que tratam de discos que serão lançados em 2014, o Sons de Pernambuco anuncia o primeiro álbum do Mojav Duo, projeto de música experimental formado por Fred Lyra (guitarra) e Hugo Medeiros (bateria) que tem como principal característica a liberdade de criação e a improvisação, seja no palco ou em estúdio.

Com previsão de lançamento para o final do ano, Mojav Duo, o álbum, segundo Fred Lyra, “será o resultado de 4 anos de descobertas e aprendizado mútuo.”  Gravado no Casona Estúdio com produção musical dos próprios integrantes,  mixagem de Diogo Guedes (A Banda de Joseph Tourton) e masterização de Bruno Giorgi (Rua), terá 9 faixas compostas pelo duo, inspiradas no jazz contemporâneo e na música mundial, principalmente a produzida em países como Índia, Cuba, Argentina e Brasil.

Muito próxima do free jazz, a música do Mojav Duo é extremamente viva e ativa. “Permite grande liberdade em momentos espontâneos de criação e improvisação. O duo funciona como um laboratório de pesquisa para ambos os músicos, sobretudo no estudo sobre o ritmo. Algumas das possibilidades que conseguimos com a formação instrumental estão evidenciadas no disco. Acho que cada música gravada aponta para uma direção. E o risco, matéria normalmente em falta, está bastante presente”, define o guitarrista.

Contrariando aquele pensamento antigo de que música instrumental não tem espaço para realizar shows, o Mojav Duo, criado em 2009, tem realizado apresentações e projetos com uma certa frequência em Pernambuco. Uma das iniciativas bem sucedidas foi a Temporada Mojav Duo, realizada em 2012 e 2013, no Teatro Joaquim Cardozo, no Recife. Durante 13 apresentações, a dupla convidou músicos, bailarinos e artistas plásticos para uma criação mútua.

Durante a temporada, passaram pelo palco a bailarina Liana Gesteira (Coletivo Lugar Comum), o artista plástico Daaniel Araújo, os atores-performers Lau Verissímo, Taína Verissímo, Gabriela Holanda e Juliana Nardin (Grupo Totem), além dos músicos Caio Lima, Alípio C. Neto, Paulo Arruda, Mateus Alves, Enoque Ribeiro, Bruno Vitorino, Walter Areia, entre outros. O Mojav Duo também tocou no Recife Jazz Festival (2010), no Macuca Jazz (2010), na 2ª e 3ª Mostra Leão do Norte (2010 e 2011) e no Arraial Instrumental (2012).

Para ouvir: soundcloud.com/mojavduo

Foto: Lia Beltrão.