Notícias

Isaar - Foto Diego Di Niglio 28 de fevereiro de 2014

O Sons de Pernambuco recebe mais 5 nomes importantes da música contemporânea do Estado: as cantoras Isaar, Mônica Feijó e Rogéria; o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu e o Véio Mangaba.

Procurar destacar artistas e grupos do interior é um dos critérios utilizados pela curadoria do site, assim como apresentar a diversidade de estilos musicais do estado, marca cultural de Pernambuco. Nesta atualização, o site apresenta a trajetória da intérprete e compositora de Caruaru, Rogéria, que lançou seu primeiro álbum, Futuro em Cores, em 2013, produzido por Missionário José.

Outro nome catalogado nesta leva é o Véio Mangaba, personagem criado pelo cantor e ator Walmir Chagas, nos anos 1990 durante o Movimento Mangue, inspirado nos pastoris tradicionais de Pernambuco. Gravou seu álbum de estreia pela extinta gravadora Geleia Geral, do cantor baiano Gilberto Gil, misturando ritmos tradicionais com o rock, o funk, a valsa, entre outros.

Finalizando em clima carnavalesco, o Sons de Pernambuco dedica uma página ao Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, uma das agremiações mais antigas do Brasil. Nas últimas décadas, foi comandado por duas mulheres: Dona Mariú Santana (falecida em 2003) e sua filha, Olga Santana (falecida no ano passado).

Foto: Isaar – Diego Di Niglio.