Notícias

Cartaz Corrigido 29 de novembro de 2013

A produtora Vicioclipes, em parceria com o Solar da Marquesa e o Ponto de Cultura Sertão Itaparica Mundo, vai realizar de 11 à 18/12, a oficina gratuita Videoclipe Experimental, voltada para músicos, produtores, videastas e estudantes de música e audiovisual, maiores de 16 anos, com ou sem experiência na área. As aulas, que serão ministradas no Solar da Marquesa, em Olinda, no horário noturno, vão abordar desde a história do videoclipe até as etapas de conceito, produção, roteiro, decupagem, edição, etc. O número de vagas é limitado e as inscrições estão abertas até o dia 07/12, através do preenchimento de carta de intenção, via internet. A divulgação dos selecionados será feita no dia 09/12.

Ganhar espaço no mercado fonográfico, num momento de transição radical dos modos de produção e difusão da informação, é uma tarefa que não possui mais caminhos marcados. O antigo esquema comercial que regia a relação entre bandas, artistas e gravadoras já se torna pouco usual e, diante do contexto contemporâneo, a oficina Videoclipe Experimental busca apresentar estratégias práticas – independente do antigo padrão produtivo industrial – de difusão da produção cultural.

Para além da associação direta à questão do audiovisual, a princípio intuitiva por tratar-se de uma proposta que utiliza o videoclipe como objeto de estudo e produção prática durante o percurso pedagógico, a abordagem da oficina vai além das questões específicas da linguagem videoclíptica, tendo também como diretriz o estímulo reflexivo e prático sobre estas novas formas de comunicação e difusão de conteúdo.  Através do Youtube, a Internet revelou-se um espaço importante de divulgação e um veículo fundamental para a difusão de bandas e artistas. Mostrar novas e criativas formas de produzir o videoclipe, bem como de gerir o processo de difusão desta produção, torna-se imprescindível para os profissionais da música e do audiovisual.

FACILITADORES
Jean Santos
– Bacharel em Comunicação Social – Rádio TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco, também estudou Mídia e Mediação Cultural com ênfase em audiovisual na Université Blaise Pascal (França). Atua desde 2005 em diversas linguagens do audiovisual: ficção, documentário, experimental, videoarte e videoclipe. Dedica-se com mais ênfase às funções de diretor, roteirista e diretor de arte. Em 2011, fundou a Vicioclipes, coletivo que busca trabalhar o vídeo e a fotografia em diálogo com a música, seja na produção de videoclipes, teasers para shows e festivais, cobertura de shows, capas de discos, programas para TV e internet, produção de bandas, etc. Também atua como professor do curso de Rádio e TV do Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC).

Marco Bonachela – Bacharel em Comunicação Social –Rádio TV e Internet pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua na área de gestão de projetos de cultura e comunicação desde 2006. Trabalhou na Diretoria de Formação Cultural da Secretaria de Cultura de Pernambuco. Possui experiências na área pedagógica e de arte-educação, atuando diretamente na área de educação especial e acessibilidade com foco no universo da comunicação, internet e audiovisual para o Centro Suvag de Pernambuco. Foi facilitador de oficinas de elaboração de projetos para o Funcultura e atuou como articulador/representante regional no Acordo de Cooperação Interministerial firmado entre MinC e MEC, em 2011, voltado para a relação entre cultura e educação nas escolas públicas. Coordenou o Programa Feira de Cultura das Escolas Públicas, em parceria entre as Secretarias de Cultura e Educação do Estado. Integra o coletivo Vicioclipes, desempenhando funções na área de direção de projetos audiovisuais na área institucional, edição e produção de projetos audiovisuais para TV e Web.

SERVIÇO
Oficina de Videoclipe Experimental – GRATUITA
Período: 11 à 18/12/2013
Horário: 18 às 22 horas
Local: Solar da Marquesa – Av. Dr. Joaquim Nabuco, 05 – Largo do Varadouro – Olinda
Link para carta de intenção: tinyurl.com/kfvb223
Informações: vicioclipes@gmail.com

Cartaz: Jean Santos/Vicioclipes.