Notícias

12581141845_a2e8b2fd2a_k 18 de março de 2014

Desde 2004, o Festival Pré-Amp realiza, no período pré-carnavalesco do Recife, uma mostra competitiva com novos artistas e bandas locais. Nos últimos 3 anos, premiou nomes como Zé Manoel, Babi Jaques e Os Sicilianos e Tagore. Na edição de 2014, o vencedor do Festival foi o projeto musical Francisco, capitaneado pelo músico, cantor e compositor Francisco Nery.  A premiação inclui shows na programação do Carnaval do Recife e do Festival de Inverno de Garanhuns, além da gravação de um disco no estúdio Muzak.

Com 10 anos de carreira artística, Francisco Nery começou a tocar violão na adolescência influenciado por ritmos como samba e choro e estudou durante um ano no Conservatório Pernambucano de Música. Criado em 2013, “Francisco é um projeto musical que procura explorar, de forma lúdica, as interseções entre som, poesia e teatro, ampliando assim os limites do fazer e do sentir música”, define o artista.

Entre as muitas influências artísticas estão nomes como Fuerza Bruta, Tame Impala, James Blake, Radiohead, Alceu Valença, Lenine, Fernando Pessoa, Rimbaud e Patativa do Assaré. Recentemente, lançaram o EP virtual Traga Asas que, segundo Francisco Nery, foi inspirado nas expressões “se vier traga asas” e “voar é ter os braços abertos”.

Além de Francisco Nery (voz e violão), integram a banda Rafael Céu (guitarra), Arthur Fernandes (guitarra), Eduardo Guerra (bateria), Artur Dantas (controlador e efeitos) e Karl Kingman (baixo). O disco produzido através do prêmio recebido no Festival Pré-Amp será lançado até o final do ano. Para quem não viu o show da Francisco na programação do Carnaval do Recife, seguem alguns links.

Para ouvir: soundcloud.com/francisconery/

Foto: Marcelo Soares.