Notícias

1 de abril de 2014

Uma das atrações locais escaladas para o Festival Abril Pro Rock 2014 é o cantor, guitarrista e compositor Joanatan Richard, de Caruaru, cidade do Agreste pernambucano localizada à 135 km do Recife. Apesar de pouco conhecido em seu estado, Joanatan é um veterano na música com mais de 20 anos de estrada. Começou tocando baixo na banda Patota e, anos depois, ingressou como guitarrista na The Bluz, grupo especializado em blues que durou 15 anos. Com o final da banda em 2012, o guitarrista resolveu seguir carreira solo colocando em prática um antigo sonho: tocar e cantar rock’n’roll dos anos 1950.

“Eu sempre soube que tinha dom e vocação para a música pois, desde criancinha já brincava de tocar meus instrumentos de brinquedo. Na adolescência, comprei meu primeiro violão, um Tonante Ao Rei dos Violões, na extinta Patricinha Discos de Caruaru. Eu não resolvi ser músico, a música me pegou e o estopim de tudo foi a aquisição de duas revistinhas de cifras só com músicas de Elvis Presley… Aí, não parei mais!”, recorda o amante do rock.

A carreira solo teve início com a gravação do primeiro CD, Rockin’ This Crazy World, lançado em 2013 com 11 faixas autorais. As gravações foram realizadas no Papagaio Records Studio, de São Carlos/SP e no HF Studio, de Caruaru/PE, onde também foi feita a mixagem.  A masterização, feita com equipamentos analógicos dos anos 1950, ficou a cargo do Lightning Recorders, em Berlim, na Alemanha. A direção e produção musical é assinada pelo próprio músico que contou com o apoio de Netto Rockfeller durante as gravações em São Paulo.

A lista de participações especiais em Rockin’ This Crazy World é extensa: Atiba Taylor (USA), Daniel Daniboy (Uptown Blues Band), Johnny Crash (The Dead Rocks), Bruno Felipe, Moises Lira, Junior “Vaneirão”, Netto Rockfeller, só para citar alguns. O show de lançamento foi apresentado no Festival Pernambuco Nação Cultural e no São João de Caruaru. No segundo semestre de 2013, Joanatan realizou uma turnê por cidades de São Paulo, Piauí e Rio Grande do Norte, ao lado de Rudy “Tutti” Grayzell, lendário rocker que foi amigo e parceiro de Elvis Presley.

Joanatan também gravou duas faixas para Spiritual Cramp!, tributo mexicano à banda norte-americana The Cramps, com previsão de lançamento no primeiro semestre deste ano. “Em breve, se Deus quiser, vou lançar mais 2 discos: um com canções e outro instrumental. O de canções está bem adiantado e terá uma versão split album junto com a Nicotyna, banda neo rockabilly da Cidade do México. Também pretendo lançar algo em vinil, que é um sonho antigo”, revela o artista que emplacou a faixa  My Baby, Baby, em rádios da Espanha, México, Japão e Brasil.

Para ouvir: soundcloud.com/joanatan-richard

Foto: Bento Gomes.